Ano Novo chinês: saiba como planejar suas importações
O Ano Novo chinês é um dos eventos mais importantes do calendário asiático. A festividade, que pode durar até 15 dias ou mais, afeta diretamente a cadeia de suprimentos, especialmente no setor de importações e exportações. Para quem importa da China, o impacto dessa celebração pode resultar em atrasos consideráveis. Portanto, é fundamental planejar suas operações com antecedência, para evitar atrasos e maiores complicações. Neste texto você vai encontrar algumas dicas importantes. Confira!
Ano Novo chinês: saiba como planejar suas importações

Ano Novo chinês 2025: o ano da serpente

O Ano Novo chinês costuma seguir o calendário lunar, que se baseia nos 12 ciclos da lua, e em 2025 será celebrado o ano da serpente, que terá início no dia 29 de janeiro de 2025. As festividades, no entanto, costumam se estender por cerca de 15 dias, com diversas celebrações e tradições ao longo do período.

Entenda o impacto do Ano Novo chinês nas importações

Durante o Ano Novo chinês, a maioria das fábricas e empresas chinesas fecham por um período prolongado. Os funcionários viajam para suas cidades natais. Então, a produção é interrompida completamente. Além disso, há um aumento significativo nos volumes de cargas nas semanas que antecedem o feriado, o que sobrecarrega os portos, gerando atrasos nos embarques e, como consequência, aumentando os valores dos fretes. Afinal, a demanda é maior que a oferta.

Dicas para planejar suas importações e evitar atrasos

Vamos apresentar aqui algumas dicas importantes para que você possa planejar suas importações e evitar atrasos.

Antecipe seus pedidos

O Ano Novo chinês geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro, mas os preparativos para o feriado começam antes. Portanto, coloque suas ordens de compra junto aos fornecedores chineses pelo menos com 3 a 4 meses antes do feriado, dependendo do tipo de produto que será importado e o seu prazo de fabricação. Dessa forma, você poderá garantir que sua mercadoria seja produzida e despachada antes do fechamento das fábricas. Essa antecipação ajuda a evitar atrasos, principalmente no final do ano, quando as fábricas aumentam suas produções para compensar o fechamento durante as festividades.

Antecipe também seus embarques

Além do período necessário para a produção das mercadorias, é importante garantir que o embarque ocorra antes do feriado chinês. Tenha isso em mente, pois os portos costumam enfrentar grandes volumes de mercadorias nessa época, o que aumenta o tempo de espera e, possivelmente, eleva também os custos logísticos com o aumento dos fretes que geralmente ocorre nesse período.

Verifique o cronograma de produção de seus fornecedores

Pergunte com antecedência sobre os planos de fechamento das fábricas e o cronograma de produção aos fornecedores, pois algumas fábricas podem fechar até uma semana antes do Ano Novo chinês. Outro ponto a ser considerado é que algumas fábricas também podem demorar mais tempo para retomar a produção depois do feriado, devido à falta de retorno dos trabalhadores aos seus postos de trabalho. Por isso, é importante ter conhecimento sobre esse cronograma, para evitar surpresas desagradáveis.

Ajuste o seu estoque e seu fluxo de caixa

As fábricas chinesas podem demorar semanas para retomar a produção e alcançar o ritmo normal após o feriado. Sendo assim, é recomendável que você tenha um estoque adicional para cobrir as demandas durante e após esse período, para evitar interrupções na cadeia de suprimentos. Planeje também o seu fluxo de caixa para suportar compras maiores antes do feriado, evitando assim a necessidade de urgências ou prazos estendidos de entrega.

Monitore os portos e a logística

Além da paralisação das fábricas, os portos chineses também enfrentam congestionamentos. Com o aumento da demanda antes e depois do feriado, podem haver atrasos no transporte marítimo e aéreo. Então, é importante planejar sua logística, considerando o tempo adicional necessário para o desembaraço aduaneiro na origem e o transporte da carga. Estude alternativas de rotas diferentes ou portos menos congestionados, a fim de minimizar atrasos.

Opte por alternativas de transporte

Embora mais caro, o transporte aéreo pode ser uma alternativa rápida para evitar atrasos, se o transporte marítimo for afetado. Considere também a possibilidade de dividir seus embarques, importando quantidade menores e considerando a modalidade LCL (Less than Container Load). Assim, você poderá agilizar seus embarques e evitar rupturas em seu estoque.

Comunicação aberta com os fornecedores chineses

Mantenha contato constante para manter-se atualizado sobre mudanças inesperadas no cronograma de produção ou logística. Esteja atento também às datas de embarque junto ao agente de cargas ou empresa de logística, monitorando o andamento do transporte, especialmente próximo ao Ano Novo chinês.

Revise seu planejamento anual

Inclua o Ano Novo chinês no seu planejamento anual de compras, o que irá ajudar a minimizar os gargalos logísticos gerados pelo feriado chinês. Considere negociar contratos que permitam flexibilidade de entrega ou prazos estendidos, permitindo que você se ajuste melhor ao impacto do feriado.

Atente-se às tarifas de frete

O período que antecede o Ano Novo chinês costuma ter um aumento nas tarifas de frete marítimo devido à alta demanda. Considere então ajustar seu orçamento para essa variação.

Prepare a documentação da importação

Verifique se todos os documentos da importação (Invoice, Packing List, conhecimento de embarque, entre outros) estão completos e com as informações corretas, para evitar atrasos burocráticos que podem ser amplificados durante o período do feriado.

Diversifique seus fornecedores

Se a sua empresa depende exclusivamente de um fornecedor chinês, considere diversificar sua base de fornecedores. Isso reduz o risco de interrupção completa no abastecimento. Como alternativas, considere fazer contato com fornecedores de outras regiões ou de outros países asiáticos, onde o impacto do Ano Novo chinês é menor.

Faça uso de tecnologias para prever demandas

Ferramentas de análise de dados e soluções em software para previsão de demanda podem ajudar a calcular melhor o volume de importações necessário antes do feriado chinês. Isso ajuda a evitar estoques excessivos ou insuficientes, além de proporcionar maior controle sobre os prazos de entrega.

Planeje suas operações logísticas com a Globo Import

The Globo Import oferece soluções completas e personalizadas para atender às suas necessidades. Além da otimização logística, oferecemos serviços que envolvem operações de trading, consultoria aduaneira, inteligência no processo de importação, planejamento tributário, soluções em distribuição e estruturação financeira. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossa atuação!
VOLTAR

Want to know more? Contact us.

en_USEnglish
Globo Import
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.