Entenda tudo sobre importação por conta e ordem de terceiros

A compra de material no exterior para ser utilizado em linha fabril ou até mesmo comercializado no Brasil pode ocorrer de três formas. São elas a Importação Direta, Importação por Encomenda ou Importação por Conta e Ordem de Terceiros.

importação por conta e ordem de terceiros

Dentre essas modalidades, as duas últimas opções mencionadas devem ser realizadas por meio das chamadas Trading Companies.

Assim, considerando que estas operações sempre envolvem outra empresa além do adquirente da mercadoria, elas acabam gerando algumas dúvidas sobre como são realizadas.

Outro questionamento recorrente é sobre quais são os benefícios de se utilizar esse tipo de importação.

Por isso vamos esclarecer o fluxo dessas operações de importação indireta, que são as modalidades operacionalizadas com o intermédio dessa terceira parte, uma Trading Company.

O que é Importação por Conta e Ordem de Terceiros?

Uma Importação por Conta e Ordem de Terceiros é aquela que conta com a intermediação de uma empresa contratada, mais conhecida por Trading Company, para realizar a importação de um produto em nome da empresa que deseja importar.

Nesse tipo de operação, a empresa contratante não é a importadora oficial e, portanto, não aparece como tal nos documentos aduaneiros. Em vez disso, a contratada é a verdadeira responsável pela execução da importação, mas a empresa contratante é a proprietária dos produtos importados. Por conseguinte, a empresa contratada realiza a importação em nome da empresa contratante, que arca com os custos e assume todos os riscos associados à operação.

Ou seja, na Importação por Conta e Ordem de Terceiros o cliente (contratante) da Trading é nomeada como adquirente da mercadoria. E a Trading nesse caso será indicada como consignee na documentação, sendo a contratada da transação.

Nesse sentido, é importante notar que a empresa que deseja importar esteja habilitada a importar no sistema da Receita Federal do Brasil, conhecido como RADAR, pois o nome das duas empresas deverá estar presente em todos os documentos da importação.

Do contrário, a operação não será válida perante a Receita Federal.

Além disso, outro requisito é a comprovação da relação comercial contendo os detalhes da prestação de serviço. Nesse caso, um contrato entre as duas empresas basta.

Por fim, o adquirente deve registrar o vínculo com a Trading contratada no Portal Único do Comércio Exterior antes mesmo do registro da Declaração de Importação ou DUIMP. Para não restarem dúvidas, considere os documentos listados abaixo como obrigatórios para a formalização de uma importação.

  • Conhecimento de Embarque ou Bill of Lading,
  • Romaneio ou Packing List;
  • Fatura Comercial ou Invoice.

Porque importar via Trading?

Dentre as vantagens da importação via Trading podemos citar a redução de custos, flexibilidade no fluxo de caixa e, além disso, a agilidade nos processos de importação. Acompanhe a explicação a seguir.

Três vantagens da Importação por Conta e Ordem

As facilidades que as Tradings Companies oferecem aos seus clientes são muitas.

Mas dentre os principais benefícios certamente podemos citar a realização de um processo de importação de forma mais tranquila e sem preocupações por parte do importador.

importação conta ordem terceiros

Além disso, também é possível contar com o apoio logístico que esse tipo de empresa pode oferecer.

Abaixo detalhamos essa e mais algumas vantagens.

Zero preocupações com a Gestão Aduaneira

Ao optar por realizar uma Importação por Conta e Ordem de Terceiros, a empresa contará com diversas facilidades e benefícios que certamente não encontra num processo de importação direta.

A primeira destas vantagens é contar com profissionais capacitados e com grande experiência em como os trâmites de importação devem ser realizados.

Essa vantagem é um diferencial, pois nem toda empresa que deseja importar possui um departamento exclusivo para realizar os procedimentos necessários para uma compra internacional.

Desse modo, a falta de conhecimento nessa área pode gerar atrasos e custos desnecessários ou mesmo não previstos.

Ou, ainda, penalidades maiores que podem inviabilizar toda a operação.

Afinal, como mencionamos antes, as Tradings Companies são empresas experientes e com profissionais capacitados.

Isso faz com que uma importação realizada através deles seja uma operação que siga as orientações e procedimentos exigidos tanto pelo Receita Federal quanto por outros órgãos intervenientes.

Ou seja, os trâmites de liberação estão expostos a menores chances de erro e, consequentemente, o processo se desenrola mais tranquilamente e de maneira menos onerosa.

A confecção dos documentos é com a Trading

A confecção e conferência documental são pontos sensíveis de todo o processo de importação.

conta ordem terceiros

Afinal qualquer erro ou omissão que ocorram nas informações contidas nestes documentos podem gerar atrasos e custos extras.

Ou, ainda, dependendo do tipo de erro ou omissão ocorrido, é possível resultar até no perdimento da carga.

Por serem empresas com experiência na área, ao realizar uma importação através de uma Trading Company, toda esta parte mais burocrática fica sob responsabilidade dela.

O que certamente diminui, dessa forma, as chances deste tipo de erro ocorrer.

Apoio na organização logística

Além disso, estas empresas contam com um grande volume de importações e parceiros comerciais.

Por isso, é possível ter acesso a tabelas de preços diferenciadas e com melhores custos do que em uma importação direta.

Seja nas tarifas de armazenagem, de frete interno ou mesmo no despacho aduaneiro.

Como faço o pagamento de impostos na Importação Por Conta e Ordem?

Uma Importação por Conta e Ordem de Terceiros costuma trazer dúvidas para quem ainda não utiliza este tipo de operação.

Um destes questionamentos ocorre com relação à maneira como os pagamentos dos impostos devem ser realizados.

Como neste caso a Trading Company presta um serviço ao adquirente, os impostos podem ocorrer de duas maneiras.

Ou debitados diretamente da conta do cliente ou pagos pelo cliente ao despachante aduaneiro, de cuja conta será debitado pelo governo no momento do pagamento dos impostos.

Em ambos os casos, o momento em que os impostos devem ser pagos é no registro da Declaração de Importação (DI).

Importação segura é com a Globo Import

Podemos auxiliar você e sua empresa a optar pelas melhores soluções, tanto na questão dos tributos devidos quanto aos cuidados aduaneiros que se deve ter ao realizar uma importação.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções e os benefícios que podemos oferecer à sua empresa.

VOLTAR

Quer saber mais? Fale conosco.

pt_BRPortuguese