A gestão eficaz de estoques de produtos importados é determinante para o sucesso das empresas, especialmente ao se preparar para períodos de alta demanda como o fim de ano. Com a complexidade crescente das cadeias de suprimentos globais, antecipar-se na preparação de seu estoque pode ser a diferença entre aproveitar oportunidades de mercado ou enfrentar a escassez de produtos.
Neste artigo, exploraremos estratégias para otimizar seu estoque de produtos importados, com o intuito de atender à demanda dos consumidores e aumentar sua eficiência operacional e financeira.
Essa é a pergunta de milhões, e sua resposta já era desafiadora no cenário pré-pandemia.
Com o pós-pandemia, a expectativa de tempo de trânsito dos produtos importados dentro da normalidade ruiu. O estouro de conflitos que reduziram as opções de rotas marítimas e restringiram inclusive operações aéreas e condições climáticas adversas, fizeram com o que “as receitas de bolo” já não mais funcionassem. Por exemplo, no Panamá com a baixa do índice fluviométrico, que suspende a operação em uma das mais importantes intersecções do transporte marítimo internacional.
Se a dica antes era embarcar em outubro para chegar em novembro ou meados de dezembro, hoje uma carga que precisa estar nacionalizada em novembro, deve ser embarcada em setembro. Afinal, atualmente importações oriundas da China, por exemplo, podem levar até 75 dias, o que provoca uma necessidade ainda maior de antecipação.
E essa antecipação é imprescindível para a negociação de excelentes preços e atendimento das expectativas do mercado.
O “timing perfeito” por assim dizer é relativo. Isso porque depende de vários fatores, tipo de produto, a sua origem, emissão de documentos necessários, bem como licenciamentos, prontidão de carga, tempo de envio. Sem falar nas datas de Peak Season, que se referem aos períodos festivos.
Alguns players, por exemplo, trabalham com margens mais largas com o início desse planejamento no início do ano ou até mesmo no final do ano anterior.
Isso permite tempo suficiente para lidar com questões como logística, produção, transporte internacional e possíveis atrasos. Porém, o risco do imprevisto não é erradicado.
Uma coisa é certa, independentemente de quão antes, ter alguns meses de antecedência continua sendo o recomendável para transportar as cargas sazonais. Ou seja, o quanto antes, melhor para garantir a entrega de seus produtos importados.
Na prática, a previsão de demanda ideal de estoque envolve uma combinação de análise de dados do histórico de estoque e demanda, conhecimento e compreensão de mercado e empreendimento dos fatores sazonais e tendências.
Nesse sentido, recomendamos a adoção de alguns mecanismos que, combinados com um sistema robusto de gerenciamento de estoque, podem apoiar a tomada de decisão quanto ao planejamento do seu estoque de importados de forma mais precisa:
Conceitualmente, o estoque de ciclo e o estoque sazonal diferentes tipos de estoque de produtos importados que as empresas precisam considerar ao planejar suas operações:
O Estoque de Ciclo, é o estoque necessário para atender à demanda regular ou cíclica ao longo do ano. É sobre ter a quantidade de produtos ideal para manter as operações normais da empresa, independentemente de flutuações sazonais.
De modo geral, o Estoque Sazonal, é o estoque adicional mantido para atender à demanda que pode variar conforme às flutuações do mercado, temporadas agrícolas ou estações do ano. Cada produto tem uma sazonalidade, por isso, é essencial conhecer a fatia de mercado para então interpretar os dados indicados nos relatórios de inventário.
Ambos os tipos de estoque são importantes para que uma empresa possa atender à demanda de seus clientes de forma eficaz.
Preparar o estoque de produtos importados para o fim de ano é crucial para garantir o sucesso na melhor época do comércio internacional. Confira algumas dicas, como um apanhado de tudo o que vimos:
No mercado de frete internacional, nos meses de maio e setembro, que coincidem com a estratégia de abastecimento de produtos importados, são os em que ocorre a temida Peak Season (alta temporada).
A Peak Season Surcharge (PSS) é uma sobretaxa aplicada pelas Companhias Marítimas durante a alta temporada de acordo com o tipo de tráfego.
A PSS é uma espécie de GRI (General Rate Increase), ou seja, é o aumento no valor do frete imposto pelos Companhias Marítimas do Comércio Exterior decorrente de algum motivo como, por exemplo, o aumento da demanda, baixo estoque, restrição de rotas por condições climáticas adversas, ou guerras / pirataria etc.
Com a antecipação, baseada no “olhar no passado para prever o futuro” é possível não só se antecipar como “cobrir” eventual custo extra nesse período.
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