O Ano Novo chinês é um dos eventos mais importantes do calendário asiático. A festividade, que pode durar até 15 dias ou mais, afeta diretamente a cadeia de suprimentos, especialmente no setor de importações e exportações.
Para quem importa da China, o impacto dessa celebração pode resultar em atrasos consideráveis. Portanto, é fundamental planejar suas operações com antecedência, para evitar atrasos e maiores complicações. Neste texto você vai encontrar algumas dicas importantes. Confira!
Ano Novo chinês 2025: o ano da serpente
O Ano Novo chinês costuma seguir o calendário lunar, que se baseia nos 12 ciclos da lua, e em 2025 será celebrado o ano da serpente, que terá início no dia 29 de janeiro de 2025.
As festividades, no entanto, costumam se estender por cerca de 15 dias, com diversas celebrações e tradições ao longo do período.
Entenda o impacto do Ano Novo chinês nas importações
Durante o Ano Novo chinês, a maioria das fábricas e empresas chinesas fecham por um período prolongado. Os funcionários viajam para suas cidades natais. Então, a produção é interrompida completamente.
Além disso, há um aumento significativo nos volumes de cargas nas semanas que antecedem o feriado, o que sobrecarrega os portos, gerando atrasos nos embarques e, como consequência, aumentando os valores dos fretes. Afinal, a demanda é maior que a oferta.
Dicas para planejar suas importações e evitar atrasos
Vamos apresentar aqui algumas dicas importantes para que você possa planejar suas importações e evitar atrasos.
Antecipe seus pedidos
O Ano Novo chinês geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro, mas os preparativos para o feriado começam antes. Portanto, coloque suas ordens de compra junto aos fornecedores chineses pelo menos com 3 a 4 meses antes do feriado, dependendo do tipo de produto que será importado e o seu prazo de fabricação. Dessa forma, você poderá garantir que sua mercadoria seja produzida e despachada antes do fechamento das fábricas.
Essa antecipação ajuda a evitar atrasos, principalmente no final do ano, quando as fábricas aumentam suas produções para compensar o fechamento durante as festividades.
Antecipe também seus embarques
Além do período necessário para a produção das mercadorias, é importante garantir que o embarque ocorra antes do feriado chinês.
Tenha isso em mente, pois os portos costumam enfrentar grandes volumes de mercadorias nessa época, o que aumenta o tempo de espera e, possivelmente, eleva também os custos logísticos com o aumento dos fretes que geralmente ocorre nesse período.
Verifique o cronograma de produção de seus fornecedores
Pergunte com antecedência sobre os planos de fechamento das fábricas e o cronograma de produção aos fornecedores, pois algumas fábricas podem fechar até uma semana antes do Ano Novo chinês.
Outro ponto a ser considerado é que algumas fábricas também podem demorar mais tempo para retomar a produção depois do feriado, devido à falta de retorno dos trabalhadores aos seus postos de trabalho. Por isso, é importante ter conhecimento sobre esse cronograma, para evitar surpresas desagradáveis.
Ajuste o seu estoque e seu fluxo de caixa
As fábricas chinesas podem demorar semanas para retomar a produção e alcançar o ritmo normal após o feriado. Sendo assim, é recomendável que você tenha um estoque adicional para cobrir as demandas durante e após esse período, para evitar interrupções na cadeia de suprimentos.
Planeje também o seu fluxo de caixa para suportar compras maiores antes do feriado, evitando assim a necessidade de urgências ou prazos estendidos de entrega.
Monitore os portos e a logística
Além da paralisação das fábricas, os portos chineses também enfrentam congestionamentos. Com o aumento da demanda antes e depois do feriado, podem haver atrasos no transporte marítimo e aéreo.
Então, é importante planejar sua logística, considerando o tempo adicional necessário para o desembaraço aduaneiro na origem e o transporte da carga. Estude alternativas de rotas diferentes ou portos menos congestionados, a fim de minimizar atrasos.
Opte por alternativas de transporte
Embora mais caro, o transporte aéreo pode ser uma alternativa rápida para evitar atrasos, se o transporte marítimo for afetado.
Considere também a possibilidade de dividir seus embarques, importando quantidade menores e considerando a modalidade LCL
(Less than Container Load). Assim, você poderá agilizar seus embarques e evitar rupturas em seu estoque.
Comunicação aberta com os fornecedores chineses
Mantenha contato constante para manter-se atualizado sobre mudanças inesperadas no cronograma de produção ou logística.
Esteja atento também às datas de embarque junto ao agente de cargas ou empresa de logística, monitorando o andamento do transporte, especialmente próximo ao Ano Novo chinês.
Revise seu planejamento anual
Inclua o Ano Novo chinês no seu planejamento anual de compras, o que irá ajudar a minimizar os gargalos logísticos gerados pelo feriado chinês.
Considere negociar contratos que permitam flexibilidade de entrega ou prazos estendidos, permitindo que você se ajuste melhor ao impacto do feriado.
Atente-se às tarifas de frete
O período que antecede o Ano Novo chinês costuma ter um aumento nas tarifas de frete marítimo devido à alta demanda. Considere então ajustar seu orçamento para essa variação.
Prepare a documentação da importação
Verifique se todos os documentos da importação (
Invoice,
Packing List, conhecimento de embarque, entre outros) estão completos e com as informações corretas, para evitar atrasos burocráticos que podem ser amplificados durante o período do feriado.
Diversifique seus fornecedores
Se a sua empresa depende exclusivamente de um fornecedor chinês, considere diversificar sua base de fornecedores. Isso reduz o risco de interrupção completa no abastecimento.
Como alternativas, considere fazer contato com fornecedores de outras regiões ou de outros países asiáticos, onde o impacto do Ano Novo chinês é menor.
Faça uso de tecnologias para prever demandas
Ferramentas de análise de dados e soluções em
software para previsão de demanda podem ajudar a calcular melhor o volume de importações necessário antes do feriado chinês. Isso ajuda a evitar estoques excessivos ou insuficientes, além de proporcionar maior controle sobre os prazos de entrega.
Planeje suas operações logísticas com a Globo Import
A
Globo Import oferece soluções completas e personalizadas para atender às suas necessidades.
Além da otimização logística, oferecemos serviços que envolvem operações de
trading, consultoria aduaneira, inteligência no processo de importação, planejamento tributário, soluções em distribuição e estruturação financeira.
Entre em contato com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossa atuação!